FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA GUINÉ-BISSAU QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, BEM COMO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Lara Meneses Saldanha Nepomuceno
  • Cristina Mandau Ocuni Cá
  • Hermínio Borges Neto
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres

Resumo

A metodologia de Ensino Fundamental e Médio em Guiné-Bissau, ainda é uma preocupação muito grande para estudiosos da área da educação. Diante da situação o objetivo deste artigo é identificar os problemas assinalados nos estudos anteriores para reconhecer a causa e pensar numa alternativa com finalidade de gerar resultados diferentes. Assim, a ideia deste artigo é sugerir o uso da Sequência Fedath como uma proposta para metodologia de Ensino Fundamental e Médio em Guiné-Bissau, proposta essa que possa diminuir a dificuldade do professor na transmissão do conteúdo, bem como, envolver os alunos nas atividades desenvolvidas durante as aulas. Contudo, não se pode dizer, de antemão que a Sequência Fedathi resolveria o problema, mas por se tratar de método investigativo de pesquisa, será acompanhado por um grupo de pesquisadores da FACED/UFC que possam ser responsáveis na divulgação dos resultados futuros. Nesse caso, a metodologia de pesquisa usada é de natureza analítica, cuja fonte encontra-se na pesquisa bibliográfica (livros, artigos, teses, dissertações e etc). A coleta de dados foi baseada na análise qualitativa. Para finalizar, concluímos que este artigo pode ajudar os professores a refletirem nas suas práticas pedagógicas e, também, chamar atenção das autoridades locais e estudiosos da área no que diz respeito aos programas e políticas de formação docente no contexto de Guiné-Bissau.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência