FORMAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR: NECESSIDADES E LACUNAS DE DOCENTES DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • Jeferson Cristhian Alexandre de Andrade
  • Conceicao de Maria Pinheiro Barros

Resumo

A atuação do secretário executivo não está relacionada exclusivamente ao âmbito empresarial, pois é possível abranger também o campo acadêmico, no caso desta pesquisa, a docência. A ausência de conhecimentos pedagógicos impõe diversos desafios aos profissionais que ingressam na docência universitária, especialmente, no início de carreira. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as necessidades e lacunas da formação didática de secretários executivos que ingressam na carreira docente, acompanhado dos objetivos específicos de: a) identificar as dificuldades dos docentes de secretariado executivo para a atuação docente na educação superior, ao ingressarem na carreira docente; b) conhecer as estratégias dos docentes para superar os desafios relativos à didática do ensino superior, no início da carreira; e c) discutir as lacunas da formação didática do profissional secretário executivo que se torna docente na educação superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, a partir de um estudo bibliográfico e um levantamento de campo, seguido de pesquisa de campo com nove bacharéis em Secretariado Executivo, que atuam como docentes em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Foi aplicado um questionário on-line acerca do tema proposto e feita interpretação dos dados por meio da técnica de análise do conteúdo. Concluiu-se que o profissional secretário executivo que ingressa na docência, na maioria das vezes, não possui formação pedagógica por ser oriundo de cursos bacharelados ou tecnólogos. Isso ocorre pela natureza de sua formação acarretando dificuldades relacionadas à ausência de saberes docentes. Como o curso de bacharelado não tem o intuito de formar para a docência, mas para o mundo do trabalho, podem ser realizados cursos e eventos de extensão sobre temáticas na área de docência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência