FRUTOS DA BIODIVERSIDADE DA REGIÃO NORTE DE IMPORTÂNCIA CULTURAL E ECONÔMICA
Resumo
O Brasil é um país de grande territorialidade, logo, apresenta uma rica diversidade de fauna e flora, que estão distribuídas por todo o território nacional, possuindo especificidades em cada região brasileira. Assim, o presente trabalho tem por objetivo retratar os principais frutos da região Norte, com destaque para os que apresentam importância cultural e econômica para a região. A pesquisa se desenvolveu a partir da análise do livro “Alimentos Regionais Brasileiros” produzido pelo Ministério da Saúde e utilizado na monitoria da disciplina de Cozinha Brasileira do curso de Gastronomia da UFC. A região se evidencia pelo seu clima predominantemente equatorial com temperaturas elevadas, além de ser banhada por uma extensa hidrografia (bacia Amazônica e do Tocantins), possui um bioma de rica vegetação, a Floresta Amazônica.Tudo isso influencia diretamente nos frutos nativos dessas terras. Um deles é o açaí, que apresenta grande importância para a alimentação e economia local. É um fruto arredondado, de coloração escura, rico em vitaminas e sais minerais. Para ser apreciado na culinária local, é necessário que seja amassado, retirada a polpa e misturada com água, originando o chamado "vinho do açaí". A indústria mistura muita água e xarope de guarana, outro importante fruto da região, à pasta concentrada do açaí, resultando em um produto de sabor adocicado, com maior rendimento, porém, de menor qualidade. Outro fruto popular na região é o bacuri, com polpa agridoce, rica em potássio, fósforo e cálcio. O óleo extraído de suas sementes é muito usado como cicatrizante e sua polpa é usada para produzir doces, sucos, sorvetes e geleias. Além desses, pode-se citar a castanha do Pará e o cupuaçu, entre outros frutos que são relevantes para a região. Sendo assim, percebe-se o quanto o Norte brasileiro é rico em frutos da biodiversidade, fato esse fundamental para a formação da identidade cultural, e consequentemente, para a culinária típica local.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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