GINCANA COOPERATIVA COMO FERRAMENTA DE REVISÃO E APRENDIZADO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA ANIMAL COMPARA
Resumo
Atividades lúdicas são ótimas ferramentas para auxiliar estudantes a assimilar e revisar conteúdos acadêmicos. O presente projeto comprometeu-se em aplicar atividades competitivas e colaborativas, na forma de gincanas, aos estudantes que cursaram a disciplina de Fisiologia Animal Comparada (CH0881), do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2019.1. As gincanas foram realizadas como atividades complementares e antecederam as avaliações da disciplina. A atividade lúdica foi estruturada da seguinte forma: Os alunos foram divididos em equipes e foram apresentadas questões sobre o conteúdo da disciplina, para responder as questões estes precisavam trabalhar em equipe e realizar dinâmicas propostas pela gincana. Como forma de avaliar a eficácia do projeto, foi desenvolvido um questionário que foi aplicado após as gincanas. Durante a atividade foi possível observar o empenho e a colaboração dos estudantes entre si, até mesmo os estudantes mais tímidos se comprometiam em trabalhar em equipe, compartilhando conhecimentos, e tentando resolver os desafios propostos. A gincana, além de estreitar laços entre os alunos, ainda permitiu que eles conseguissem ter uma visão integrada e lúdica de todo o conteúdo que foi abordado e que seria cobrado posteriormente na avaliação da disciplina. Foi observada uma melhora nas médias das avaliações se comparado ao semestre anterior, em que tal atividade não era realizada. Além disso, o “feedback” dos questionários mostrou satisfação com a metodologia que foi utilizada. Dessa forma conclui-se que a gincana de revisão cumpriu os objetivos pré-estabelecidos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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