GINCANA DE AVALIAÇÃO DOS COMPLEXOS ARTICULARES COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO PARA O APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS DO MÓDULO DE CINEMÁTICA MUSCULAR II
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação superior em saúde está em constante transformação para promover mudanças na formação acadêmica, com isso, estratégias pedagógicas, como a metodologia ativa, onde se utilizam de situações problema para se desenvolver um pensamento crítico para a resolução destes, são utilizadas para melhoria do ensino. OBJETIVO: Analisar a Gincana de avaliação dos complexos articulares como uma ferramenta de aprendizado para a compreensão dos conteúdos do módulo de Cinemática Muscular II. METODOLOGIA: Estudo transversal e qualitativo, tendo como amostra 18 alunos matriculados no módulo CMII do curso de fisioterapia da UFC. Esta gincana consiste em ser apresentada uma situação problema quanto ao conteúdo de avaliação dos complexos articulares para os grupos de alunos a cada rodada. Foram realizadas 10 rodadas, sendo que como critérios de avaliação, os monitores observavam a construção do raciocínio clínico para a aplicação e a execução de determinada técnica. Depois do término da rodada, eram feitas, caso necessário, as correções das técnicas. A eficácia do jogo foi avaliada por um questionário autoaplicável de 9 perguntas, estruturado com base na escala Likert que pôde ser respondido pelo Formulários Google. A partir dos dados qualitativos obtidos das respostas dos alunos, estabeleceu-se o Ranking Médio. RESULTADOS: Das respostas obtidas, foi vista concordância, Ranking Médio maior que 3, quanto a participação novamente dos alunos na gincana, compreensão e aplicação do conteúdo abordado, colaborando na revisão do conteúdo teórico e prático do módulo, não apresentando ser uma revisão cansativa e entediante. Houve baixa concordância, Ranking Médio menor que 3, entre os alunos sobre a dificuldade das perguntas na gincana. CONCLUSÃO: A Gincana de avaliação dos complexos articulares se mostrou uma ferramenta eficaz para a facilitação do aprendizado dos discentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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