GINCANA HISTOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: o estudo da histologia humana é essencial para formação médica, pois é através da visualização de estruturas teciduais ao microscópio que muitas condições patológicas que afetam os seres humanos podem ser compreendidas. Para aumentar a eficiência no aprendizado da histologia são necessárias sessões laboratoriais com manuseio do microscópio e o reconhecimento visual das estruturas dos tecidos. Visto essa necessidade, a monitoria desenvolve atividades práticas de gincana histológica, para que os estudantes possam aguçar suas habilidades visuais perante o microscópio e as lâminas. Objetivo: Relatar a experiência em atividades práticas de microscopia na disciplina de Histologia. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de atividades realizadas com os estudantes do 2° semestre do curso de medicina. A atividade ocorreu quatro vezes no semestre e participaram aproximadamente 40 estudantes. No primeiro momento, foram elaboradas 10 questões do tema abordado e com as respectivas lâminas e estruturas indicadas nos campos dos microscópios. Os estudantes tiveram acesso aos microscópios com as questões, e individualmente identificaram as estruturas apontadas e responderam as questões em 1min e 15s. Depois da atividade, o gabarito é divulgado com as fotos digitais identificando corretamente as estruturas visualizadas. Resultados: Houve uma boa adesão dos estudantes que demostraram interesse na atividade, tendo em vista sua semelhança com as provas práticas. Foi observado que as dificuldades em reconhecer as estruturas apontadas ao microscópio diminuíram. Observou-se também maior segurança para a realização das provas práticas de histologia. Conclusão: A atividade realizada promoveu maior afinidade dos estudantes com o microscópio e com as lâminas histológicas. Notando-se assim importância de atividades práticas, para que o estudante possa desenvolver seu raciocínio visual aliado ao conhecimento teórico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.