GINCANA VIRTUAL NO ENSINO DE PARASITOLOGIA
Resumo
Discute-se como tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser utilizadas para auxiliar no ensino de parasitologia, sobretudo no campo da microscopia óptica. Foi desenvolvido um material didático virtual - Gincana Virtual - disponível em Portable Document Format (.pdf). O material consiste numa sequência de imagens de microscopia óptica de autoria própria ou de domínio público na qual se atribuem de uma a duas perguntas a cada imagem. Além de conter as respostas para as perguntas, a Gincana Virtual conta com comentários acerca de características dos parasitos, sobretudo de sua morfologia. A Gincana Virtual foi disponibilizada aos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Odontologia. Para identificar as qualidades e defeitos da metodologia de ensino utilizada, foi aplicado um formulário a respeito da Gincana Virtual e das aulas práticas de microscopia contendo perguntas de múltipla escolha para avaliação quantitativa e discursivas para avaliação qualitativa. "Permitir a revisão das imagens a qualquer momento, independentemente da disponibilidade dos laboratórios" foi apontada por 100% dos alunos (n=76) como característica útil da Gincana Virtual. Dentre as respostas discursivas coletadas, chama-se a atenção à reposta: "[...] Excelentes para quem tem algum grau de deficiência visual". Esse depoimento destaca o potencial das TIC não apenas como ferramenta de ensino complementar, mas também como ferramenta de ensino inclusivo. Concluiu-se que a Gincana Virtual foi útil com relevância estatística aos alunos em diversos aspectos, sobretudo na acessibilidade, destacando a importância das TIC no ensino complementar e inclusivo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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