GOOGLE MAPS E TERRITORIALIZAÇÃO: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE DO TRABALHADOR.

Autores

  • Calisto Dantas de Medeiro Neto
  • Roberto Ribeiro Maranhão
  • Saulo da Silva Diógenes
  • Edenilo Baltazar Barreira Filho
  • Marcelo José Monteiro Ferreira
  • Maxmiria Holanda Batista

Resumo

INTRODUÇÃO: No Brasil, as tentativas de adequação da formação médica à realidade social (onde também inclui-se Saúde do Trabalhador) e aproximação desta com a atenção básica, têm sido tema recorrente de debates entre especialistas. Uma das formas mais interessantes de executar este processo é por meio da territorialização. Diversos recursos digitais vêm sendo utilizados com este objetivo, ganhando destaque o Google Maps (GM). OBJETIVOS: Relatar experiência no âmbito do módulo de “Saúde, Trabalho e Meio Ambiente”, onde os alunos fizeram mapeamento do território de uma Unidade Básica de Saúde, utilizando o GM, identificando os riscos ocupacionais e potenciais agravos de cada ambiente laboral da área de abrangência. METODOLOGIA: Ao longo do ano letivo de 2019, os alunos, após irem ao território, e com o auxílio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) locais e professores, fizeram o mapeamento dos riscos ocupacionais por local, dentro de cada microárea. Posteriormente, construíram mapa de riscos e agravos no GM, em linguagem acessível. Em momento subsequente, os estudantes produziram materiais informativos e orientaram as equipes sobre a importância da vigilância relativa à doenças ocupacionais. RESULTADOS: Além de a atividade ter expandido a formação e visão de mundo dos alunos, permitiu criar uma ferramenta virtual (mapa com riscos ocupacionais) que servirá bastante como instrumento para melhor conhecimento do território, bem como para capacitação e adequação do atendimento da equipe de saúde, levando em conta possíveis agravos relacionados ao trabalho. CONCLUSÃO: O uso de ferramentas como o GM se mostrou promissor, promoveu boa interação dos alunos com a equipe didática e de saúde local, e se mostrou uma ferramenta eficaz para o aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência