GOOGLE® CLASSROOM COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO MONITOR-ALUNOS E OTIMIZADOR DA METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) PARA ESTUDANTES DE MEDICINA.
Resumo
INTRODUÇÃO: O sistema educacional tem se estruturado de forma tradicionalista e conservadora, focando o processo de ensino-aprendizagem na figura docente. Nesse contexto, métodos como PBL (problem based learning) têm especial significado para o protagonismo estudantil. Com a expansão dos ambientes online, é interessante que estes sejam aplicados às disciplinas na graduação, permitindo outras formas de interação e estudo do conteúdo. OBJETIVO: O objetivo foi otimizar o rendimento dos alunos em seus grupos tutoriais, estreitar a relação monitor-turma e orientar o uso da bibliografia. MÉTODOS: Contou-se com uma turma do 3° semestre de Medicina da UFC, na seção de Microbiologia. Criou-se uma turma virtual no Google® Classroom. Elaboraram-se materiais, fóruns de discussão e questionários de revisão sobre os problemas dos 4 GT da seção. Cerca de 48h antes do fechamento do GT, os recursos eram disponibilizados aos estudantes. Para avaliar o método, foram usadas as médias das turmas de 2018.2 (sem sala virtual) e de 2019.1 (com sala virtual) e a impressão dos graduandos. RESULTADOS: A média de 2018.2 foi 8,49. A média de 2019.1 foi 9,05 (aumento de 7%). 100% dos alunos consideraram a ferramenta acessível; 80,5% acharam que a sala virtual facilitou a comunicação com o monitor; 92,7% dos estudantes julgaram os materiais como bastante didáticos; 73,2% dos respondentes afirmaram que a ferramenta otimizou bastante o desempenho nos GT de Microbiologia; 80,5% consideraram ainda que o uso do aplicativo contribuiu no desempenho nas avaliações do módulo; 100% dos respondentes recomendariam a utilização da ferramenta em outros módulos. CONCLUSÃO: Dadas a excelente resposta da turma e a unanimidade em recomendar a ferramenta para outros módulos, vê-se que as ferramentas digitais são importantes adjuvantes em motivar os graduandos nas buscas ativas sobre conteúdos, alimentam o debate entre os alunos e otimizam a assimilação dos conteúdos ministrados ao longo das aulas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.