GRUPO DE DISCUSSÃO COMO ESTRATÉGIA DE TUTORIA PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Debora Lira Correia
  • Maria Isadora Moraes Bezerra
  • Amanda Laryssa Gomes do Nascimento
  • Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino é fundamentado pela comunicação, o que requer o desenvolvimento de estratégias cooperativas e criativas que estabeleçam vínculos éticos, de confiança e aprendizado entre os envolvidos. O grupo de discussão é uma abordagem pedagógica interacionista eficaz para estimular o protagonismo do aluno e o incentivo à troca mútua de conhecimento. A discussão do conteúdo proposto, entre docente e discente tem sido uma das melhores estratégias de ensino, promovendo um exercício de dedicação e autonomia. OBJETIVOS: Aprofundar a experiência de um grupo de discussão utilizado como estratégia de tutoria em Parasitologia. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal realizado no período de junho de 2019, o qual avaliou um grupo de discussão sobre Parasitologia aplicada a enfermagem. O grupo se reuniu na sala de estudos da biblioteca da UFC, formado por 4 alunas da enfermagem e a monitora da disciplina. Inicialmente foi realizado um estudo de caso e a discussão sobre o assunto relacionado, logo após, cada aluno separou tópicos de interesse para debaterem e tirarem dúvidas. Ao final foi usado um questionário com 5 quesitos para avaliar a eficácia da abordagem educativa. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas avaliações dos participantes houve unanimidade de pontuação máxima nos quesitos de eficácia do grupo de discussão, dúvidas esclarecidas, domínio do assunto pela monitora e na relevância da tutoria e sua utilidade para o aprendizado. A abordagem utilizada auxiliou os alunos à efetuarem um aprendizado ativo e correlacionar o assunto estudado à casos clínicos do cotidiano da profissão. CONCLUSÃO: A experiência possibilitou interação e troca de saberes sendo essencial para a construção de novos conhecimentos e experiências. Foi evidenciado a importância de uma abordagem de ensino e aprendizado que estimulem os alunos a participarem efetivamente, tornando-os protagonistas da construção do conhecimento que auxiliará o desenvolvimento acadêmico e profissional almejado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência