GUIA DE ESTUDOS EM HISTOLOGIA - CHECKLIST ILUSTRADO

Autores

  • Janathannyele Gomes Mota
  • Luiz Augusto dos Santos Silva
  • Maria das Graças Andrade Gomes
  • Letícia Pastuszka de Paz Araújo
  • Thierry Mendes Gomes
  • Ana Beatriz Graca Duarte

Resumo

Introdução: As aulas práticas de histologia consistem na apresentação de lâminas ao microscópio e identificação de estruturas dos tecidos e/ou órgãos do corpo humano. Entretanto, a eficiência do aprendizado por meio de apresentações expositivas e sessões laboratoriais com as tradicionais caixas de lâminas, aliado ao curto tempo de aulas práticas, ainda apresenta-se baixa entre os alunos recém-ingressos no curso de medicina da UFC. Visando aumentar a eficiência do aprendizado e do tempo de visualização das lâminas em busca das estruturas nelas contidas, foi elaborado o “Checklíst ilustrado” que foi produzido pelos monitores e professores dos módulos de histologia. Objetivo: medir a eficiência do uso de “checklists ilustrados” pelos alunos de Medicina da UFC cursando o segundo semestre, analisando se o material contribui para a otimização na identificação de estruturas ao microscópio e como influenciam no desempenho do aluno durante a aula prática e no processo ensino-aprendizagem. Metodologia: Os alunos receberam durante um módulo, o “checklist ilustrado” digitalizado, contendo a identificação (lista) e imagens das estruturas consideradas importantes em cada lâmina. Após uma breve explicação do professor e com a ajuda de monitores, os alunos buscavam identificar nas lâminas, cada estrutura contida no “checklist ilustrado”. Ao final da aula, 66 alunos preencheram um questionário de 5 perguntas com um espaço para críticas e sugestões. Resultados: 100% dos alunos participantes concordaram que o método contribuiu para o processo ensino-aprendizagem da aula, 83,3% concordaram que o checklist os direcionou na busca das estruturas no microscópio e 93,9% acredita que essa metodologia deveria ser aplicada nas demais aulas práticas de histologia. Conclusão: O “checklist ilustrado” se mostrou eficiente na orientação de aulas práticas e, segundo os participantes da pesquisa, contribuiu para o processo ensino-aprendizagem e deve ser implantado nos demais módulos de histologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência