GUIA TEÓRICO-PRÁTICOS DIGITAL PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE PATOLOGIA GERAL

Autores

  • Thais Colares Silva
  • Francisco de Assis Duarte Ferreira
  • Tereza Neuma Albuquerque Gomes Nogueira
  • Conceição Aparecida Dornelas
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

A ascensão das mídias digitais, processo mais acentuado na última década, propiciou uma democratização dos mais variados tipos de conhecimentos e uma maior fluidez na transmissão de informações. Sob essa ótica, é visto que aplicar tais tecnologias no processo de educação o torna mais dinâmico e prático do ponto de vista de estudantes e professores. Tendo em mente tal ideia, é válido atentar-se para as necessidades apresentadas por tais grupos, com objetivo de potencializar os benefícios acarretados pelo uso das mídias digitais no processo de construção de materiais didáticos e, assim, de saberes. Objetivou-se a elaboração de um guia teórico-prático digital sobre Neoplasias Benignas, um dos temas abordados durante o módulo Processos Patológicos Gerais do curso de Medicina e demais cursos da área de saúde, a ser disponibilizado online em formato de link no serviço de armazenamento Google Drive, a fim de auxiliar os estudantes, assim como os professores, na correlação entre os conhecimentos teóricos com imagens digitais representando a experiência macro e microscópica. A elaboração de um texto objetivo e sintético abordando o tema Neoplasias Benignas se deu a partir de um estudo da literatura atual disponível sobre o tema. Para proporcionar uma melhor experiência teórico-prática ao aprendizado, foram adicionadas fotografias da macroscopia e microscopia de peças cirúrgicas e de necropsias, derivadas do acervo do Departamento de Patologia e de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de pacientes do Hospital Universitário Walter Cantídio, compondo assim um atlas digital de imagens disponibilizado para alunos e professores. Assim, foi construído um guia teórico-prático de fácil acesso que auxiliará no aprendizado dos discentes e será posteriormente avaliado por alunos e professores com o fito de validá-lo como material para consulta.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência