HABILIDADES CLÍNICAS COM METODOLOGIA ATIVA PARA ESTUDANTES DE FARMÁCIA: ''FARMACÊUTICO DA FAMÍLIA''.

Autores

  • Brunna Araujo Pedro
  • Amanda Diéssica Oliveira da Silva
  • Lidianne Moreira Fontenele de Albuquerque
  • Mylenne Borges Jácome Mascarenhas
  • Reijane Mara Pinheiro Queiroz
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

INTRODUÇÃO: A evolução da prática clínica e da atenção farmacêutica no Brasil tornou a relação mais próxima entre o profissional e o paciente. Sendo assim, os acadêmicos de Farmácia realizaram uma atividade de acompanhamento familiar, atuando como ‘Farmacêutico da Família’. OBJETIVOS: Descrever a prática ‘Farmacêutico da Família’, realizada na disciplina Atenção Farmacêutica, no semestre 2019.2. METODOLOGIA: Os alunos receberam um formulário com 19 itens e escolheram um familiar para acompanhar, quanto às suas necessidades de saúde, durante três meses. Orientou-se uma primeira entrevista, seguindo o formulário, e posteriormente, encontros quinzenais. Dados sociodemográficos, comorbidades, terapia medicamentosa, foram registrados, bem como recomendações, quando pertinente. No final do semestre, realizou-se a entrega do formulário e discussão em sala baseada nesta vivência. RESULTADOS: A partir dos registros dos formulários do ‘Farmacêutico da Família’ (n=35), observou-se que a maioria dos acompanhados era do sexo feminino (74,28%), com idade acima de 60 anos (em geral, avós). A comorbidade mais presente foi a Hipertensão (71,48%), seguido de Dislipidemia (40%), Doenças Ósseas (34,28%) e Diabetes (31,42%). As queixas principais foram dores e elevação da pressão. A obtenção dos medicamentos, para 60% dos pacientes, era através da compra particular. Os problemas relacionados aos medicamentos podem ser de necessidade, efetividade e segurança, e vários destes foram abordados, principalmente a não adesão à terapia. Cerca de 14,28%, armazenava os medicamentos em cima da geladeira, onde orientou-se que este local era inapropriado. Na roda de conversa, alunos comentaram sobre o seu envolvimento no cuidado do familiar (sensação de pertença social) e das dificuldades encontradas. CONCLUSÃO: A prática viabilizou tanto registros para o melhor conhecimento do familiar pelo aluno, quanto uma visão de sua participação no processo de cuidado com as pessoas , família e comunidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência