HEMATOSCOPIA: UMA HABILIDADE IMPRESCINDÍVEL NA HEMATOLOGIA, ADQUIRIDA NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA CLÍNICA
Resumo
O hemograma é um exame laboratorial importante na avaliação qualitativa e quantitativa dos parâmetros hematológicos, pois os mesmos, na maioria das doenças, sofrem alterações tais como citopenias, pancitopenias, displasias, dentre outras. Um dos procedimentos que compõem esse exame é a hematoscopia, que consiste em avaliar a semelhança ou discrepância dos dados obtidos, por meio de automação, com o perfil observado em microscopia óptica. A realização dessa etapa é imprescindível, pois há limitações nos equipamentos referentes à detecção de alterações principalmente na morfologia, sendo esses aparelhos, por esta razão, equipados com alarmes que reforçam a necessidade de realizar a hematoscopia. Devido à dificuldade frequente dos profissionais da área de avaliar e emitir laudo corretamente do hemograma, nos propomos, durante o período da disciplina, a ensinar os alunos a detectar, no ato da hematoscopia, características nos esfregaços sanguíneos que estão associadas a doenças hematológicas, processos inflamatórios e infecciosos. Semanalmente, durante as aulas práticas, foram disponibilizadas lâminas de esfregaços sanguíneos com diferentes perfis hematológicos, para que os alunos realizassem a hematoscopia. Na ocasião, o monitor da disciplina, juntamente com o professor, ensinou uma lista de parâmetros a serem observados, bem como o procedimento técnico adequado para realizar essa avaliação e os termos profissionais a serem utilizados no momento da notificação das alterações em laudo com as quais o aluno possa se deparar. Foi observada, no decorrer do período letivo, uma melhora no desempenho dos discentes em fazer as devidas observações ao emitir os laudos após a realização da hematoscopia, o que se evidenciou pelo alto índice de notas satisfatórias na avaliação prática ao final da disciplina. Diante disto, conclui-se que a presença do monitor auxiliando no ensino da hematoscopia é de fundamental importância para o aprendizado e formação dos profissionais da área.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.