HISTÓRIA E JORNALISMO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Autores

  • Ivig de Freitas Santos
  • Maria Erica de Oliveira Lima

Resumo

Na graduação em Jornalismo, a disciplina obrigatória intitulada História do Jornalismo Brasileiro cumpre o papel de contextualizar historicamente o surgimento da imprensa no Brasil. É nesta disciplina, também, que o discente terá contato com o processo de desenvolvimento e consolidação da imprensa no País e as principais mudanças pelos quais o setor tem passado. Ofertada para alunos do segundo semestre do curso, o módulo apresenta dinâmica de aulas expositivas, seminários e visitas técnicas. Por isso, o projeto de monitoria busca atuar junto ao programa da disciplina e favorecer o aproveitamento do conteúdo em seus aspectos teóricos e práticos, aliando o pensamento histórico com o fenômeno cotidiano da imprensa no Brasil. O projeto objetiva otimizar a relação entre os estudantes e o aluno monitor, bem como auxiliar o docente na realização de seminários e outras atividades externas. Para isso, o projeto busca estabelecer uma comunicação direta com os discentes a fim de oferecer apoio teórico e prático. A metodologia se volta para a participação nas aulas expositivas e apoio às atividades da turma, como realização de oficinas que auxiliam na realização de atividades semestrais, como produção de resenhas e normalização de trabalhos acadêmicos. Diante do exposto, espera-se capacitar o aluno monitor para novas vivências no ambiente acadêmico, bem como estimular a apropriação e o aprendizado da História do Jornalismo Brasileiro por parte dos alunos. Com isso, é possível perceber a relevância da monitoria na experiência de aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos discentes da disciplina. Além disso, a relação de troca de conhecimentos entre professor orientador e aluno monitor constrói um ambiente acadêmico mais colaborativo e fortalecido com novas metodologias e práticas pedagógicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência