IDENTIDADE, AUTORREPRESENTAÇÃO E LITERATURA: RELATO SOBRE PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO DO ENSINO DE LITERATURA AFRO-INDÍGENA BRASILEIRA.
Resumo
O trabalho apresenta as atividades desenvolvidas através da monitoria de Literatura Brasileira I. A monitoria buscou construir projetos capazes de dinamizar o processo de aprendizagem para estudantes e interessados/as em educação, leitura e literatura. Para conseguir efetivar esse objetivo – e na justificativa de atender as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que dizem respeito à obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena – foram programados dois projetos, um para cada semestre. O primeiro projeto, “A moral como uma questão de estética literária”, teve como metodologia a leitura de textos teóricos e literários da própria ementa da disciplina Literatura Brasileira I, mas abordando-os de modo a atender as diretrizes de 2004 da lei 10.639. Lemos e conversamos os textos criticamente, observando como as estéticas literárias em suas composições e estruturas textuais convergiam para uma interpretação de moralidade negativa em relação ao modo de organização e cultura de povos indígenas, africanos e afrodescendentes. O segundo projeto, “Re-conhecendo as literaturas afro-indígena-brasileira”, se orientando na perspectiva da autorrepresentação, organizou um curso de 10 encontros em que toda bibliografia reunida para a leitura foi de autoria de pessoas indígenas e negras. Em ambos os projetos, houve participação efetiva de estudantes. Do primeiro, participaram estudantes de Letras; do segundo, professoras e professores de outras áreas de conhecimento e outras universidades. Foi construída coletivamente, ao final dos encontros, uma fanzine para divulgar os escritores. Os resultados colhidos da experiência foram a divulgação das leis e a apresentação de autores e autoras afro-indígena-brasileiros.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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