IDENTIFICAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS E ANALÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Brenda Batista da Silva
  • Rafaela Gomes Nobre
  • Sara Beatriz Alves da Silva
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

O conhecimento Matemático pode ser considerado como primordial para o desenvolvimento integral do estudante da Educação Básica, pois abrange conhecimentos que perpassam pelas mais diversas áreas do conhecimento, como, também, faz-se presente na vida cotidiana da sociedade contemporânea. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que a Matemática não se restringe a resolução de problemas e cálculos com números ou grandezas, mas esta contribui para a compreensão de fenômenos, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a construção de argumentações consistentes. Entretanto, o ensino da matemática é considerado como um desafio para os discentes em Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), pois a grande maioria apresenta dificuldades em relacionar o saber científico com o saber cotidiano, culminando num processo de ensino-aprendizagem focado na memorização de fórmulas e na repetição de exercícios. Considerando esses pressupostos, a disciplina de Ensino de Matemática tem como um de seus objetivos, proporcionar aos seus alunos a oportunidade de pensar esse processo de forma contextualizada, partindo dos conhecimentos prévios das crianças e mobilizando o letramento matemático, por meio da elaboração de recursos educacionais. Desse modo, a presente pesquisa objetiva analisar as contribuições da participação do discente nesse processo, para sua formação enquanto pedagogo. A coleta de dado foi realizada através do aplicação de um questionário com estudantes que cursaram a disciplina no semestre de 2019.2. Os resultados da análise indicam contribuições relacionadas com o desenvolvimento de conceitos matemáticos, enquanto professores em formação, e a experiência de uma vivência com a prática interdisciplinar. Verificou-se ainda que o processo de elaboração de um recurso pedagógico pode contribuir com o letramento matemático, pois propicia a articulação de diversos campos da Matemática, com contextos e situações cotidianas do mundo real

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência