IDENTIFICAÇÃO DE ENTEROBACTÉRIAS UTILIZANDO PROVAS BIOQUÍMICAS DE FÁCIL PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO PELOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Felipe Ramon Cunha da Silva
  • Daniel Sampaio Rodrigues
  • Cecilia Rocha da Silva

Resumo

INTRODUÇÃO: As enterobactérias são microrganismos Gram-negativos encontrados na natureza e isolados de material biológico, os quais integram a microbiota normal de humanos, podendo mostrar-se patogênicos em alguns casos. A identificação desses microrganismos é de grande importância médica. Dados epidemiológicos mostram grande associação das enterobactérias com casos de infecção do trato urinário, do trato gastrointestinal, do trato respiratório, no sistema nervoso central e no sangue. OBJETIVO: O objetivo do trabalho foi criar chaves de identificação de enterobactérias, com o objetivo de facilitar a metodologia, reduzindo gastos com material e o tempo de realização, de forma que fosse possível estabelecer uma relação entre os dados epidemiológicos, o sítio de infecção e também correlacionar o sítio de infecção com as principais provas bioquímicas para identificação do microrganismo. METODOLOGIA: A avaliação foi realizada com auxílio de um formulário elaborado no Google Documentos, comparando a metodologia usual com a metodologia estabelecida nas chaves de identificação. Os resultados foram expressos em porcentagem. RESULTADOS: 100% dos alunos afirmou que a metodologia descrita nas chaves de identificação apresentou maior praticidade e gerou uma melhora na compreensão do conteúdo na aula prática. As notas dadas à metodologia usual quanto à praticidade foram: nota 10 (46%), nota 9 (8%), nota 8 (31%) e notas 6 (15%). As notas dadas à metodologia descrita nas chaves de identificação foram: nota 10 (85%) e nota 9 (15%). Além disso, todos os alunos obtiveram 100% de acerto nas perguntas relacionadas às enterobactérias e sua identificação. CONCLUSÃO: Infere-se, portanto, que as chaves de identificação são ferramentas que contribuem para facilitar e tornar mais prática a identificação das enterobactérias, e também contribuem com o melhor aprendizado dos alunos durante as aulas práticas de Microbiologia Clínica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência