IMAGENS COMO FERRAMENTAS NO APRENDIZADO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS
Resumo
Os invertebrados representam grande parte dos animais existentes, sendo responsáveis por mais de 99% das espécies de animais conhecidas. Visto que uma parcela considerável desses grupos não são abordados no Ensino Fundamental e Médio, o uso de recursos audiovisuais (fotos, imagens ilustrativas, filmes de pequena e curta duração, etc.) nas disciplinas de Zoologia é de grande importância no auxílio da compreensão dos graduandos do Ensino Superior nas áreas biológicas. Atualmente, nas aulas práticas das disciplinas de Zoologia ofertadas para os cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, há o uso de imagens para auxiliar os estudantes a identificar estruturas dos animais exibidos. Entretanto, com o passar dos semestres, muitas imagens foram perdidas ou degradas, fazendo com que haja uma maior dificuldade no aprendizado desses graduandos. Com isso, o objetivo desse estudo foi atualizar imagens de referências utilizadas nas aulas práticas da disciplina de Invertebrados I, ofertada para os alunos de Ciências Biológicas (UFC). Essa é uma das disciplinas, dentro da Zoologia, que os alunos mais encontram dificuldade, tanto por ser o primeiro contato com uma disciplina de Zoologia pelos graduandos (ofertada no 2º semestre), quanto por muitos grupos serem microscópicos. Foram utilizadas fotografias do próprio material exibido em aula, para facilitar o aprendizado do aluno e, com auxílio de um editor de imagem, foram apontadas as estruturas mais relevantes para o saber de um futuro Biólogo. Foi perguntado, também, aos alunos a opinião dos mesmos acerca dessa ferramenta. O uso desse recurso auxilia a fixar o conteúdo abordado teoricamente em sala de aula, além de facilitar a independência do estudante durante as práticas. Assim, o uso de imagens complementa os assuntos teóricos e práticos vistos em sala de aula, facilitando a visualização de estruturas fundamentais para a compreensão dos taxa abordados durante as disciplinas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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