IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SOCRATIVE COMO METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO NO MÓDULO DE FARMACOLOGIA GERAL

Autores

  • Marina Mara Sousa de Oliveira
  • Alessandro Maia Bandeira
  • Andreza Ribeiro Pinho
  • Andeson Abner de Souza Leite
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

A utilização de plataformas virtuais como metodologia de ensino vem se tornando cada vez mais frequente nas universidades. O Socrative é uma plataforma gratuita e constitui uma dessas ferramentas,na qual o professor pode criar salas de aula virtuais para acesso de modo simultâneo e interativo, tendo sido utilizada durante o módulo de Farmacologia Geral de forma a auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. O presente trabalho objetiva demonstrar a evolução das notas obtidas pelos alunos no módulo de Farmacologia Geral, fazendo uma análise comparativa do desempenho das turmas que utilizaram o Socrative como ferramenta de ensino e das turmas que não utilizaram. Para a análise, foram utilizadas as notas finais de seis turmas, sendo três turmas antes da implementação do Socrative e três turmas após a implementação deste. As notas obtidas pelas turmas foram agrupadas em A e B, sendo o grupo A as notas das turmas antes da implementação do Socrative,e o grupo B as notas das turmas após a implementação. Os grupos A e B foram compostos por 234 e 232 notas,respectivamente. Foram calculadas as porcentagens de notas abaixo de 7,0, considerada a nota média para aprovação no módulo, e de notas acima de 9,0. Os resultados obtidos mostraram que, no grupo A, as notas abaixo de 7,0 correspondiam a 8,5% do total e no grupo B esse valor decresceu para 4,5%. Em relação as notas acima de 9,0, no grupo A a quantidade de notas correspondeu a 38,8% do total e no grupo B esse valor foi de 59,7%. Diante disso, evidencia-se que a utilização da plataforma Socrative colabora de forma relevante para o aprendizado e motivação dos alunos no módulo de Farmacologia Geral,além de inovar os métodos de ensino e estabelecer novas relações de ensino-aprendizagem entre o conteúdo lecionado e o aluno. Palavras-chave: Socrative. Ensino. Farmacologia

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência