IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA PEERWISE NAS DISCIPLINAS DE SOLOS DAS ENGENHARIAS
Resumo
É de conhecimento geral que os procedimentos de ensino, dentro do processo de aprendizagem, são tão importantes para construção do conhecimento quanto o próprio conteúdo abordado, logo, a abordagem de ferramentas diversas que incentivem a aprendizagem se fazem necessárias no ambiente acadêmico. Esse é o caso do PeerWise, que trata-se de uma ferramenta on-line que incentiva a aprendizagem colaborativa e independente, facilitando aos alunos a criação e o compartilhamento de perguntas de múltipla escolha relevantes para a sua área de estudo em conjunto de uma explicação/resolução. O objetivo deste estudo é investigar o envolvimento dos alunos com a ferramenta PeerWise e relatar a experiência da implementação desta (aceitação, comportamentos observados e possíveis melhoras) dentro das disciplinas Fundações e Mecânica dos solos nos cursos de engenharia civil e engenharia ambiental. A implementação do PeerWise nas disciplinas se deu de forma optativa e pré-estabelecida no primeiro dia de aula em ambas, onde o professor orientador apresentou a ferramenta, sua forma de utilização e o objetivo do processo para os alunos. De forma a incentivar essa participação, foi ainda determinado uma pontuação extra nas avaliações para os mais participativos e que as avaliações teriam questões proveniente da ferramenta. Para tanto, foi requerido aos alunos que realizassem um número mínimo de atividades no PeerWise semanalmente ao longo do semestre (1 questão que envolvesse enunciado, alternativas, e gabarito, 3 respostas e 1 comentário) e que ao término das disciplinas respondessem um questionário online acerca da sua experiência pessoal com a ferramenta. Ao final do semestre, os resultados apresentados indicaram que houve uma adesão parcial do uso da ferramenta nas disciplinas, sendo essa com alto índice de aprovação apesar de algumas ressalvas,como a menor participação em duas turmas e maior assiduidade em certos períodos, aonde foram utilizadas como forma de revisão, entre outras.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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