IMPLEMENTAÇÃO DE AVALIAÇÃO POR SISTEMA DE PONTUAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA PARA OCEANOGRAFIA

Autores

  • Nathalia Mary Lopez Costa
  • Rodrigo Maggioni

Resumo

A disciplina Biologia Celular e Genética para Oceanografia é de extrema relevância por oferecer um contato inicial - em grande parte dos casos - do estudante com a biologia aplicada, buscando apresentar princípios celulares e genéticos, com foco em organismos aquáticos. Esta disciplina é fundamental na formação de um oceanógrafo, por apresentar desde a organização celular, até genética populacional. O objetivo deste trabalho foi descobrir se mudanças de pesos na construção da nota da disciplina tem um resultado positivo ou negativo no número de aprovados na disciplina. A avaliação de aprendizado da disciplina inclui os aspectos teórico (apropriação de conhecimento) e prático (desenvolvimento de habilidades). A turma 2019.1 era composta por 34 alunos. O modelo proposto inicialmente atribuiu maior peso (60%) à avaliação escrita e um menor peso às atividades. Estas atividades continham exercícios propostos no laboratório (prática e informática), exercícios elaborados na sala de aula, seminários, trabalhos pertinentes aos assuntos abordados, entre outros. No decorrer da disciplina, ficou clara a relevância destas atividades para o aprendizado dos estudantes, ocasionando a reavaliação do modelo de avaliação. No novo modelo as atividades passaram a compor 70% da nota dos alunos. Como resultado, obteve-se um desempenho superior ao modelo anterior, com 94,11% dos alunos com médias entre 4 e 10, onde anteriormente seriam apenas 82,34%. Desta maneira, concluiu-se que utilizar o sistema de pontuação com peso maior em atividades que possibilitam uma maior interação do aluno, alteram de modo positivo no resultado final da disciplina, tanto de modo quantitativo como qualitativo. Além disso a participação nas atividades formativas foi estimulada e o papel do monitor se revelou crucial no processo de ensino/aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência