IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO PADRONIZADO DE RELATÓRIOS E DE FEEDBACK DAS AULAS PRÁTICAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Alexandre Conrado Maia Vidal
  • Gabriel de Sousa Correia
  • Luciany Lopes Pinheiro
  • Mariana Campos Castro e Silva
  • Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Badadopulos

Resumo

As disciplinas de materiais de construção civil, do terceiro e quarto semestres do curso de engenharia civil são as primeiras oportunidades de contato dos estudantes com temas que farão parte diretamente de sua atividade profissional. Por meio de aulas em laboratório, eles aprendem acerca do funcionamento e da utilidade de ensaios de caracterização e de controle tecnológico de materiais. A partir destas aulas são elaborados relatórios pelos estudantes em que diferentemente de outras disciplinas práticas, busca-se a maior sintetização possível e aproximação com elaboração de laudos, com curtas conclusões. Este trabalho tem por objetivo avaliar os benefícios na implementação de um modelo padronizado de relatório de aula prática, e também do feedback semanal dos relatórios. Os relatórios foram elaborados e entregues semanalmente e, inicialmente, não havia padrão estético e estrutural. Porém, a partir da terceira aula prática, a monitoria divulgou um modelo de relatório com explicações detalhadas acerca do que deveria ser desenvolvido em cada tópico, além de fornecer uma identidade visual padrão, adequando o relatório a um formato com tamanho total de uma folha com frente e verso preenchidos. Além disso, os monitores prepararam um feedback por escrito que foi trabalhado em conjunto com o professor, e então repassado à turma. Este texto descrevia os principais erros cometidos pelos alunos, de forma que os mesmos pudessem evita-los nos relatórios seguintes, além dos pontos mais fortes dos melhores relatórios, de maneira que fossem seguidos pelos demais. Para avaliar a eficiência das medidas tomadas pela equipe de monitoria, utilizaram-se duas ferramentas: uma análise estatística, que demonstrou haver uma evolução nas notas, além de um formulário virtual que foi disponibilizado ao final da disciplina, onde os alunos julgaram haver uma melhora no seu próprio aprendizado além de dar sugestões, de forma a contribuir com o aprimoramento da disciplina e do sistema de feedbacks.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência