IMPORTANCIA DE AULAS PRÁTICAS RELACIONADAS A TEMAS CIRÚRGICOS COM USO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA
Resumo
O módulo Bases da Cirurgia presente no quarto semestre de medicina da UFC oferta aulas práticas ministradas tanto por professores, como por monitores e por ligas acadêmicas. Algumas técnicas lecionadas, são requisitadas frequentemente no meio médico e não são de exclusividade cirúrgica, como suturas simples e drenagem de abscesso, sendo importantes para uma boa formação médica. O trabalho visa destacar a importância de aulas práticas relacionadas a procedimentos básicos de cirurgia com modelos de simulação para acadêmicos de medicina. As técnicas foram realizadas com materiais sintéticos e modelos para facilitar a reprodução de casos e a repetição do treinamento. Um questionário foi proposto por meio de plataforma online para acadêmicos que passaram pelo Módulo de Bases da Cirurgia com perguntas que avaliavam o grau de satisfação das práticas, habilidades conquistadas e vantagens relacionadas a aplicação do conhecimento. Os acadêmicos recebiam orientações antes da técnica: indicações, etapas do procedimento, complicações e cuidados e em todas as atividades podiam repetir o procedimento, tirar dúvidas e corrigir erros. As práticas de drenagem de abscesso foram ministradas pelos monitores, as práticas de suturas foram ministradas pela coordenadora do módulo, as práticas de drenagem de tórax foram oferecidas pelo Grupo de Estudos em Cirurgia. O questionário foi respondido por 91 estudantes, destes 98,8% concordam com a importância do treinamento com técnicas cirúrgicas básicas. A principal vantagem observadas foi a possibilidade de correção de erros. A prática mais bem avaliada foi a de suturas. Dentre as habilidades a mais citada foi o manuseio de instrumentos 39,6%. Assim, as práticas com modelos mostram se úteis para fornecer capacitação e mais segurança na realização de técnicas como sutura e drenagens, onde alunos podem aplicar seus conhecimentos, reconhecer possíveis dificuldades e aprimorar técnicas que serão frequentemente necessárias no meio médico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.