IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DE EXAMES DE IMAGENS EM MONITORIAS DE ANATOMIA HUMANA
Resumo
Introdução: A Anatomia Humana é uma disciplina básica e de fundamental aprendizado para estudantes de medicina, sendo importante sua associação com outros conteúdos e a utilização de diferentes metodologias de ensino para facilitar e fixar os aprendizados. A Radiologia, essencial para formulação de hipóteses diagnósticos, é um assunto que tem grande relação com Anatomia e é visto, na maioria das vezes, em disciplinas separadas. Objetivos: Analisar a experiência da exibição de exames de imagens logo após monitorias de anatomia com cadáveres realizadas com alunos do segundo semestre de medicina no começo do ano de 2019 no módulo “Sistema Gênito Urinário”. Métodos: Foi realizado um formulário impresso entregue em sala de aula para estudantes do terceiro semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará acerca da experiência que tiveram nessa abordagem de monitoria de Anatomia vinculada à demonstração de imagens e como isso ajudou na fixação do aprendizado de anatomia e no reconhecimento das estruturas anatômicas nas imagens radiológicas. Resultados: 39 voluntários responderam o questionário (35 afirmaram ter participado da monitoria de anatomia com exibição de imagens radiológicas). No formulário preenchido, 84,6% dos participantes referiram que tal dinâmica facilitou o aprendizado de anatomia. No tocante à memorização das estruturas anatômicas e à fixação do conhecimento, 87,2% dos estudantes confirmaram a importância da apresentação de exames de imagens logo após a monitoria. Ademais, 59% afirmaram possível melhora do seu desempenho acadêmico no assunto devido à atividade, 66,7% relataram também que ela foi fundamental para facilitar a interpretação de imagens radiológicas (79,5% dos participantes declararam certa dificuldade de interpretá-las antes). Conclusão: Portanto, é notável a importância da integração das monitorias de anatomia nos cadáveres com exibição de imagens radiológicas para tornar o aprendizado de anatomia mais eficiente e dinâmico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.