IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leticia Ellen Vieira Rocha
  • Jessyca Elaine Chagas Barbosa
  • Eveline Pinheiro Beserra

Resumo

Introdução: A monitoria acadêmica trata-se de uma ferramenta de apoio pedagógico que oportuniza ao discente-monitor desenvolver competências inerentes à docência, aprofundar conhecimentos e fortalecer habilidades teórico-práticas. Além disso proporciona um espaço para os questionamentos e para a revisão de conteúdos, técnicas e procedimentos. Objetivo: Relatar a experiência de uma monitora da disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem na sua formação acadêmica. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre a relevância das monitorias ministradas na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem para o aluno monitor. Resultados: A disciplina é oferecida para estudantes do quarto semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. As atividades de monitorias acontecem duas vezes por semana no Laboratório do departamento de enfermagem sendo previamente planejadas a partir da elaboração de um cronograma. Os assuntos abordados são: lavagem das mãos, calçamento de luvas estéreis, banho no leito, oxigenoterapia, aspiração endotraqueal, sondagem gástrica e enteral, administração de medicamentos, curativos e cateterismo vesical, que são praticados nas monitorias após as aulas teóricas e práticas da disciplina, sendo utilizado o instrumento do Procedimento Operacional Padrão (POP) de cada assunto aprofundado pelo monitor, para direcionar as técnicas executadas. A experiência de ensinar para outros estudantes os conhecimentos apreendidos na disciplina possibilita ao aluno monitor revisar e aprofundar os conteúdos científicos. O contato contínuo com os assuntos praticados proporciona a aquisição de habilidades técnicas e maior destreza na realização dos procedimentos de enfermagem. Conclusão: Dessa forma, a monitoria é uma ferramenta importante para a formação acadêmica e profissional do aluno monitor e propicia um espaço onde se oportuniza uma experiência a docência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência