IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O RENDIMENTO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PESQUEIRA APLICADA À OCEANOGRAFIA

Autores

  • Camila Dourado Alves Brito
  • Bábara Elisiário Ponce de Leon
  • Oscar Sousa Duarte
  • Caroline Vieira Feitosa

Resumo

A monitoria da disciplina de Biologia Pesqueira aplicada à Oceanografia foi implementada no ano de 2019, durante as aulas do semestre de 2019.1 no curso de Oceanografia, no Instituto de Ciências do Mar, Labomar. O principal objetivo da monitoria foi fornecer auxílio nas aulas práticas e teóricas, buscando reduzir o índice de evasão da disciplina, evitar trancamentos ou desistências, além da melhoria em relação às notas e reprovações. Para isso, durante o semestre, as monitoras formularam questionários sobre os conteúdos ministrados em sala pelo docente a fim de consolidar o assunto, além de sanar as possíveis dúvidas dos alunos durante as aulas práticas e teóricas. A atuação das monitoras da disciplina foi avaliada por meio de um formulário eletrônico disponibilizado para os alunos, onde foi analisada o grau de importância da monitoria para os alunos. Ademais, também foi avaliado quais dos assuntos vistos poderiam ter maior abordagem para melhor entendimento e quais poderiam ser reduzidos. O resultado da avaliação mostrou que 100% dos alunos julgaram de grande importância os questionários formulados pelas monitoras para auxílio na compreensão do conteúdo, 88,8% julgou como importante ou muito importante a atuação das monitoras durante as aulas práticas. Nas sugestões, foi proposto que as monitoras, além dos questionários passados, também realizassem aula para tirar as dúvidas do mesmo. Em relação aos conteúdos vistos em sala, 44,4% dos alunos acreditam que o assunto de “Idade e Crescimento” deve ter uma maior abordagem. Desta forma, pode-se concluir que a monitoria é de grande importância para o entendimento e fixação dos conteúdos vistos ao longo da disciplina, servindo também como um meio para incrementar o acesso e o relacionamento entre discente e docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência