IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA PRÁTICA NO ENSINO DE FRUTICULTURA
Resumo
A qualidade do ensino superior do nosso País é objeto de constantes debates políticos e institucionais. As universidades buscam a formação de profissionais mais preparados, sendo professores os principais agentes nessa formação através das disciplinas. Porém, há diferentes abordagens e metodologias de ensino, cujos meios e resultados devem estar sempre sob olhar crítico e atualizado, independente da área de atuação. No Curso de Agronomia, a disciplina de Fruticultura tem natureza aplicada e carga horária teórica e prática, necessárias para a formação dos profissionais dessa área. A estratégia básica é fornecer subsídios técnicos através de aulas teóricas e oportunizar a vivência prática de situações reais. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a importância das aulas práticas na formação dos alunos de graduação do Curso de Agronomia, matriculados na disciplina de Fruticultura em 2019.2. Para coleta de informações foi utilizado um formulário on-line de perguntas. Levantou-se através da pesquisa pontos como: importância da fruticultura para a economia do País, importância da disciplina Fruticultura e importância das aulas práticas, variando em cinco níveis: muito importante, importante, pouco importante, indiferente, irrelevante. Todos alegam muita importância a área de fruticultura para o País e 78,6 % entendem que a disciplina Fruticultura é muito importante para sua formação. Para 92,8 % dos graduandos, as aulas práticas são fundamentais para o sucesso na disciplina. Contudo, precisa-se de algumas melhorias, seja na organização das aulas práticas com conteúdo de apoio mais claro e didático ou com mais e melhores ferramentas para o auxílio nas aulas como a de podas em frutíferas, deixando o aprendizado mais completo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.