IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA PRÁTICA NO ENSINO DE FRUTICULTURA

Autores

  • Marcos Roberto de Lima Filho
  • José Laylton Rogério Saraiva
  • Karine Alexia Teixeira Aguiar
  • Thiago Silva Eufrasio
  • Márcio Cleber de Medeiros Corrêa
  • Marcio Cleber de Medeiros Correa

Resumo

A qualidade do ensino superior do nosso País é objeto de constantes debates políticos e institucionais. As universidades buscam a formação de profissionais mais preparados, sendo professores os principais agentes nessa formação através das disciplinas. Porém, há diferentes abordagens e metodologias de ensino, cujos meios e resultados devem estar sempre sob olhar crítico e atualizado, independente da área de atuação. No Curso de Agronomia, a disciplina de Fruticultura tem natureza aplicada e carga horária teórica e prática, necessárias para a formação dos profissionais dessa área. A estratégia básica é fornecer subsídios técnicos através de aulas teóricas e oportunizar a vivência prática de situações reais. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a importância das aulas práticas na formação dos alunos de graduação do Curso de Agronomia, matriculados na disciplina de Fruticultura em 2019.2. Para coleta de informações foi utilizado um formulário on-line de perguntas. Levantou-se através da pesquisa pontos como: importância da fruticultura para a economia do País, importância da disciplina Fruticultura e importância das aulas práticas, variando em cinco níveis: muito importante, importante, pouco importante, indiferente, irrelevante. Todos alegam muita importância a área de fruticultura para o País e 78,6 % entendem que a disciplina Fruticultura é muito importante para sua formação. Para 92,8 % dos graduandos, as aulas práticas são fundamentais para o sucesso na disciplina. Contudo, precisa-se de algumas melhorias, seja na organização das aulas práticas com conteúdo de apoio mais claro e didático ou com mais e melhores ferramentas para o auxílio nas aulas como a de podas em frutíferas, deixando o aprendizado mais completo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência