IMPORTÂNCIA DO MAPA DE RISCO E DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA BÁSICA

Autores

  • Joao Victor de Melo Candido
  • Romélia Pinheiro Gonçalves
  • Adriano Evangelista Maia
  • Thaynara Carvalho de Freitas
  • Suzzy Maria Carvalho Dantas
  • Alcinia Braga de Lima Arruda

Resumo

No laboratório de Hematologia são utilizados materiais biológicos e químicos na realização das técnicas e testes hematológicos. Através da análise da rotina e da observação da metodologia nas aulas práticas da disciplina de Hematologia Básica, do curso de Farmácia, constatou-se a necessidade do desenvolvimento de medidas de prevenção à exposição de riscos prevalentes no ambiente laboratorial e para intervir nessa problemática foi desenvolvido um mapa de risco do laboratório e o procedimento operacional padrão (POP) de cada prática realizada. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um mapa de risco para a conscientização a respeito da biossegurança no laboratório de Hematologia e criar um documento de procedimento operacional padrão para garantir a reprodutibilidade das aulas práticas na disciplina. Através da coleta de informações, consultando os usuários do laboratório foi possível estabelecer os equipamentos e locais onde ficavam alocados e/ou eram preparados os reagentes e soluções, assim como o tipo de risco que cada um apresentava, e utilizando a planta baixa do local foi desenvolvido o mapa de risco de acordo com parâmetros de biossegurança. Os POPs foram idealizados e desenvolvidos a partir da análise dos procedimentos práticos e do aparato teórico relacionado à realização do hemograma do recém-nascido, contagem de reticulócitos e VHS dos neonatos. Os POPs foram escritos de forma clara, didática, objetiva e sequencial, aprofundando o aprendizado do monitor. Concluiu-se que a confecção dos POPs foi de grande importância para os alunos, pois estes conseguiram reproduzir as aulas práticas com eficiência, rapidez, qualidade e de forma fidedigna, enquanto o mapa de risco contribuiu para segurança dos discentes, professores e técnicos dentro do laboratório.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência