IMPORTÂNCIA DO MONITOR DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Resumo
Introdução: A disciplina de Fisiologia do Exercício realizada no instituto de educação física é de suma importância para a formação dos futuros profissionais de educação física, pois permite conhecer as mudanças fisiológicas ocasionadas pela prática do exercício físico, seja na performance esportiva ou na saúde. Por ser uma disciplina de conteúdo denso e que exige uma boa base sobre fisiologia humana é de suma importância a participação do aluno monitor no auxílio do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O monitor deve ser capaz de promover práticas de ensino que ajudem os alunos a superarem as barreiras do aprendizado, o que também auxilia o aluno/monitor no seu aprendizado de vivência da docência. Objetivo: Este trabalho objetiva mostrar as experiências como bolsista voluntário da disciplina de Fisiologia do Exercício no programa PID da Universidade Federal do Ceará, e também o valor dessas experiências para a vida acadêmica do monitor. Metodologia: O estudo tem caráter descritivo, se baseia na apresentação das atividades realizadas na monitoria no semestre 2019.1. Resultados: As atividades feitas na monitoria tiveram orientação e organização do professor responsável, elas foram em sua maioria realizadas em horários diferentes das aulas, tendo algumas práticas realizadas em sala de aula. O desenvolvimento de atividades para a disciplina pelo monitor de forma integral com o professor, assim como, a apresentação de aulas resumidas em outros horários e orientações sobre o processo avaliativo permitem que o monitor tenha um excelente ganho de experiência, desenvolvimento intelectual e acadêmico. Conclusão: O processo de monitoria é uma ótima ferramenta para o ganho de experiência e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos para o aluno/monitor e para os alunos da disciplina, tal vivência pode permitir o aluno/monitor buscar ingressar na carreira docente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.