IMPRESSÕES SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO

Autores

  • Jefferson da Silva Alves
  • Ana Millena Almeida da Costa
  • George de Almeida Silva
  • Orleans Glinston Silva Trindade
  • Stela Maris Bezerra Sá
  • Ruth Maria Bonfim Vidal

Resumo

Apesar de a nova didática tratar o aluno de forma mais participativa, vê-se muita deficiência em relação a utilização de novas metodologias de ensino, principalmente aquelas que permitem o aluno ser um sujeito ativo no processo de ensino, sendo o criador do seu próprio conhecimento. Além disso, sabemos que não é de hoje que educadores discutem a necessidade de mudanças no sistema de ensino tradicional, pois desde o final do século XIX, postulava-se uma posição que fosse contrária à longa tradição pedagógica, ou seja, tratava-se de ressaltar e privilegiar a atividade do aluno. Com isso, movidos por esses objetivos e necessidade de formarmos cidadãos mais críticos e que possuam habilidades de se adaptarem com flexibilidade e autonomia intelectual, nos questionamos a respeito do motivo desta deficiência, e dentre as inúmeras possibilidades, propusemos analisar isso de duas vertentes, um déficit na falta de disseminação teórica dos estudos realizados, ou então à falta de ensinamento e treinamento prático dos graduandos em licenciatura. Com base nisso, foi criado um minicurso de Formação de Professores em Metodologias Ativas, que teve como objetivos introduzir o assunto de forma teórica e prática, criando novas habilidades e possibilidades, além de iniciar um Grupo de Estudos em Metodologias Ativas a partir desta primeira experiência. De acordo com os resultados obtidos, pode-se perceber a importância da aplicação de novas metodologias de aprendizagem nas salas de aula visando a influência que essas metodologias têm sobre os estudantes, fazendo com que estes participem cada vez mais das aulas, pois eles se encontram envolvidos na ação, tornando mais fácil e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino-Médio: A simples transmissão de informações não é o suficiente para que os alunos elaborem suas ideias de forma significativa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência