INFLUÊNCIA DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM ANATOMIA HUMANA NA SAÚDE MENTAL E NO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Isabele Maria Jorge de Freitas
  • Francisco Charles Barbosa Filho
  • Kevyn Alisson Nascimento Gurgel
  • Jefferson Bruno Torres de Menezes
  • Letícia Costa Vasconcelos
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

Introdução: O projeto de iniciação à docência em anatomia humana do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC-CE atende à demanda de diversos cursos da área da saúde, necessitando de grande disponibilidade de horários por parte do grupo de monitores (20 acadêmicos anualmente). Objetivos: Compreender como a iniciação à docência em anatomia humana interfere no rendimento acadêmico e na saúde mental do estudante. Metodologia: 25 participantes responderam a um questionário online. Destes, 18 participaram da iniciação à docência em anatomia humana em 2019 e 7 em 2018. Resultado: 52% relatou melhora do rendimento acadêmico devido ao conhecimento anatômico. 20% relatou prejuízos devido à dificuldade para conciliar os horários letivos e de estudo da grade curricular obrigatória com os da monitoria. 92%, relatou ter se sentido despreparado em algum momento, devido a: mudança do conteúdo a ser ministrado e ser escalado na véspera da monitoria; coincidência de horário entre monitoria e atividades do currículo obrigatório. Para 44%, participar da monitoria de anatomia humana trouxe prejuízo a sua saúde mental, tendo com principais causas: dificuldade de conciliar o currículo obrigatório e a monitoria; faltar aulas para ministrar monitorias; descumprimento do cronograma das disciplinas; carga horária extensa; mudança do conteúdo a ser ministrado e ser escalado na véspera. Os participantes apresentaram as seguintes sugestões para amenizar os problemas: elaboração e cumprimento de um cronograma unificado dos cursos; maior organização por parte do coordenador da monitoria e dos professores; elaborar documento que justifique a falta às aulas do currículo obrigatório. Conclusão: A monitoria de anatomia humana tem impacto ambíguo no rendimento acadêmico, mas sua interferência na saúde mental é clara. Assim, as sugestões dadas por esses acadêmicos devem ser consideradas, visando um impacto mais positivo, da monitoria de anatomia humana, na formação desses estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência