INTEGRATION IN ENGLISH NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: OS RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO.

Autores

  • Welleslen Rodrigues de Oliveira
  • João Pedro Correia dos Santos
  • Laís Batista Paiva Brito
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

O projeto "Integration in English", ainda em desenvolvimento, surgiu a partir do programa Residência Pedagógica (eixo Inglês) que contempla a Universidade Federal de Ceará (UFC) em conjunto a instituições de Ensino Público de Fortaleza e região metropolitana. Importa ao projeto refletir sobre uma abordagem de ensino envolvendo interdisciplinaridade, dinamicidade na sala de aula e subjetividades dos alunos. Esse projeto têm sido executado em duas turmas de primeiro ano do ensino médio, cada uma com 35 alunos, por três dos estudantes residentes como proposta de intervenção no ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira. As aulas foram desenvolvidas em forma de gincana competitiva e, nesse sentido, ao decorrer dos dois primeiros bimestres de 2019, foram realizadas nove atividades (envolvendo dinâmicas, conteúdos interdisciplinares e assuntos próximos aos alunos). Foi realizado um pós-teste, útil como dado quantitativo, nas duas atividades finais que consistiu em uma atividade de reconhecimento e outra de elaboração das estruturas gramaticais estudadas (Simple Present e Present Continuous). Por fim, como resultado parcial do projeto, foi possível notar efetividade ao observar os alunos capacitados a entender o funcionamento das estruturas trabalhadas em sala, bem como reconhecê-las e manipular algumas de suas estruturas sintáticas básicas. Apesar disso, os alunos permanecem distantes de um uso independente da língua e com uma lacuna quando se trata do vocabulário da LE. Além disso, é importante salientar a dificuldade de inclusão da interdisciplinaridade no decorrer das atividades em sala de aula. A intenção é que as ausências da primeira fase do projeto sejam analisadas para a sua segunda fase de aplicação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência