INVESTIGAÇÃO DO NÍVEL DE ACEITAÇÃO DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO DE ENGENHARIA.

Autores

  • Rodrigo Castro Menezes
  • Alexandre Miranda Mont' Alverne
  • Leonardo Melo Bezerra

Resumo

No contexto atual, o ensino de engenharia tem sido muito discutido no âmbito acadêmico. Nessas discussões surgem muitos defensores dos métodos clássicos e dos métodos inovadores, ambos pesando os prós e contras de cada metodologia. Essa discussão é necessária e importante visto que assim como as tecnologias estão em constante evolução, as metodologias também devem estar, para que assim, os alunos tenham uma maior aceitação delas resultando em um processo de aprendizado mais eficiente. Esse artigo visa investigar o nível de aceitação dos alunos em relação as algumas das diversas metodologias de ensino atuais (Método Expositivo Clássico, Método da Sala de Aula Invertida e Método da Aprendizagem Baseada em Problemas) que lhe são aplicadas, para termos assim um melhor entendimento do assunto sob sua ótica, possibilitando decidir de que forma essas metodologias podem ser implementadas em sala de aula e quais são mais adequadas para a realidade atual dos alunos de engenharia. A investigação foi realizada por meio de aplicação de questionário a alunos de duas turmas do curso de engenharia elétrica e de uma turma da engenharia civil. Foram verificados vários aspectos positivos e negativos, assim como o nível de aceitação desses métodos por parte dos alunos. Foi particularmente evidenciado que os novos métodos, baseados em uma postura mais ativa do aprendiz, são preferidos àqueles nos quais o aluno assume uma postura passiva, enquadrando-se melhor nas características dos alunos, que tem em sua maioria um perfil participativo. No entanto, observou-se no estudo, que mesmo as novas metodologias sofreram críticas que devem ser levadas em consideração, tais como a falta de interesse de grande parte dos alunos em ler e estudar o conteúdo proposto em casa, e que precisam ser ter suas mídias melhoradas para que a aprendizagem seja mais abrangente e eficiente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência