JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA PARA A COMPREENSÃO DO TEMPO GEOLÓGICO RELACIONADO A EVENTOS EVOLUTIVOS NA DISCIPLINA DE CORDADOS
Resumo
No estudo de eventos evolutivos, uma melhor compreensão do tempo geológico é imprescindível e a aplicação de jogos pode atuar como uma ferramenta divertida que facilite a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, o objetivo do jogo foi promover a familiarização dos alunos com o tempo geológico, para assim facilitar a compreensão da relação entre os eventos evolutivos no tempo geológico, além de desenvolver um melhor entendimento das características e adaptações dos Cordados. Assim, o jogo consiste em um tabuleiro com três tipos de cartas, as de pergunta, as de verdadeiro ou falso e as de mímica. Para a aplicação do jogo, participaram 23 alunos e cada equipe colocou os eventos evolutivos nos períodos geológicos. Cada evento evolutivo distribuído no período geológico é uma casa do tabuleiro. Para avançar no tabuleiro, os alunos precisaram acertar o conteúdo das cartas. Após o fim do jogo, os alunos responderam um questionário com perguntas objetivas acerca do tempo geológico, em relação à eventos evolutivos, na disciplina e do desempenho do jogo. Todos os alunos consideraram importante o estudo do tempo geológico relacionado aos eventos evolutivos na disciplina de Cordados. Além disso, avaliaram positivamente o desempenho do jogo em promover a familiarização com o tempo geológico, em facilitar o entendimento da relação entre os eventos evolutivos e o tempo geológico e em auxiliar a compreensão das características e adaptações dos Cordados. Ao avaliar o ensino desse tópico na disciplina, a maioria considerou regular, embora algumas opiniões como muito bom, bom e ruim apareceram de forma significativa na avaliação. Com isso, verificou-se que a aplicação do jogo foi bem-sucedida em facilitar e proporcionar a compreensão do conteúdo. Ademais, faz-se necessário uma maior abordagem desse tópico na disciplina de Cordados.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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