JOGO DE TABULEIRO PROMOVE APRENDIZAGEM A LONGO PRAZO

Autores

  • Gabriel Luiz Cabral Cardoso
  • Domingos Antônio Maria Silva Morano
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

O ensino da anatomia humana sempre foi um desafio para os professores, uma vez que a disciplina possui um conteúdo muito extenso e cheio de detalhes, de forma que a metodologia de ensino tradicional se faz insuficiente para a consolidação do aprendizado pelos alunos. Nesse contexto, as metodologias ativas são alternativas interessantes que prometem proporcionar um ensino diferenciado e eficaz. A metodologia apresentada neste trabalho consiste em um jogo de tabuleiro, jogado em grupo no horário de aula, no qual é necessário responder corretamente perguntas sobre um conteúdo de anatomia humana para avançar no jogo. O objetivo desse trabalho foi verificar se o jogo de tabuleiro promove retenção da aprendizagem a longo prazo. Foi realizado um estudo quantitativo e exploratório com 20 alunos. Um questionário padrão validado foi aplicado cinco meses após a realização do jogo. Para análise estatística, foi utilizado o teste t pareado e os dados foram considerados significativos quando p <0,05. Observou-se que média de idade dos entrevistados foi de 18,79 ± 0,23 para mulhes e 19,69 ± 0,27 para homens. Observou-se diferença estatisticamente significantes no conhecimento pré e pós p <0,05, ou seja, os alunos retêm conhecimento a longo prazo. Constatou-se que metodologia é eficaz na retenção da aprendizagem a longo prazo. Por fim, com este trabalho foi possível verificar que o uso de metodologias ativas é eficaz, e seu uso deve ser estimulado pelos professores, não só de anatomia humana, mas em todas as disciplinas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência