JOGO DIDÁTICO COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DA FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA

Autores

  • Laura Cardoso de Oliveira Marinho
  • Jefferson Queiroz Oliveira
  • Ana de Fatima Fontenele Urano Carvalho

Resumo

Materiais didáticos, como aplicativos, jogos de cartas e de tabuleiro são de grande importância como ferramentas de ensino, pois auxiliam na fixação do conteúdo de forma lúdica. A disciplina de Fisiologia Animal Comparada (CH0881), do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, por definição, tem uma abordagem ampla sobre as funções biológicas dos animais e abrange vários níveis taxonômicos. Contudo, por vezes, sente-se a necessidade de focalizar na fauna nativa do Brasil, principalmente da região Nordeste, para melhor contextualizar a matéria abordada com a realidade dos alunos. O objetivo do projeto foi inserir a fauna da Caatinga no contexto da disciplina, através da elaboração do jogo da memória intitulado “Caatingueiro Game”, em que serão feitas cartas correspondentes, como em um jogo de memória tradicional. Uma das cartas terá informações acerca do animal da Caatinga e a correspondente terá uma foto do animal e seu nome científico, a fim de que se tenha uma divulgação científica da fauna da caatinga e sua importância. O jogo será disponibilizado para alunos que já concluíram a disciplina, que ainda estão cursando e que ainda irão cursar. Após a aplicação do jogo, os alunos serão convidados a responder um formulário a fim de determinar a relevância e o impacto da atividade. Espera-se que o jogo venha a ser um material suplementar enriquecedor para a disciplina de Fisiologia Animal Comparada e uma boa ferramenta de estudo para os alunos do curso de Ciências Biológicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência