LABORATÓRIO DE LETRAMENTOS E ESCRITA ACADÊMICA: NOTAS SOBRE APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA

Autores

  • Joao Batista da Silva Junior
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Resumo

Apresenta-se uma experiência de Iniciação à Docência vivenciada em um Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA) do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Para o recorte aqui apresentado, o objetivo consiste em analisar as resenhas acadêmicas escritas por estudantes de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) considerando os aspectos cenográficos familiares a essa atividade assim como a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) desses estudantes. O referido objetivo se fundamenta teoricamente em Maingueneau (2008) e em Vygotsky (1994) de maneira que estabelecemos um diálogo entre os autores e suas respectivas postulações sobre as categorias supracitadas em nosso objetivo. Ademais, os dados são resultados de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso na medida em que analisa as primeiras e segundas versões das resenhas acadêmicas produzidas pelos estudantes matriculados na disciplina de LPTA, ofertada em 2019.2. O corpus é formado por 20 resenhas das quais as autorias correspondem a 10 alunos da disciplina, cada um responsável por 2 resenhas. Por conseguinte, visamos ainda categorizar as cenas distintas responsáveis pelas construções de cada cenografia presente nas versões das resenhas acadêmicas escritas pelos alunos de LPTA e descrever o movimento de adaptação dos estudantes dentro de sua zona de desenvolvimento proximal durante o processo de escrita de resenhas acadêmicas. Através da análise concluiu-se que os alunos manobram aspectos cenográficos pertinentes ao gênero alvo para produzirem suas primeiras resenhas, as quais são melhor desenvolvidas através da mediação do LEA dentro da ZDP dos graduandos neófitos. Desse modo, evidenciou-se a relevância do Projeto LEA e da prática docente proporcionada pelo PID para o avanço científico apresentado por esta pesquisa no âmbito dos letramentos, através de uma abordagem interdisciplinar, bem como para a permanência dos graduandos na universidade; fato esse que coincide com um dos fitos do PID.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência