LEVANTAMENTO DE AFLORAMENTOS DE ROCHAS DIDÁTICOS NAS ÁREAS DE MAPEAMENTO DO CICLO BÁSICO DO CURSO DE GEOLOGIA DA UFC

Autores

  • Joao Victor Frazao de Medeiros
  • Rafael Nascimento Paula
  • Wellington Ferreira da Silva Filho

Resumo

O mapeamento geológico representa uma das principais fundamentações para qualquer trabalho de pesquisa geológica. Com o objetivo de avaliar a área a ser pesquisada, um mapeamento ocorre a partir da execução de etapas esquemáticas, que guardam peculiaridades e importâncias no estudo e na caracterização das áreas de interesse. Somente através da execução de mapeamentos geológicos torna-se possível a descoberta e o estudo de áreas importantes, economicamente ou academicamente. No curso de Geologia da UFC, os alunos podem experienciar a execução de um mapeamento geológico através de, pelo menos, duas disciplinas de sua estrutura curricular, que garantem a oportunidade de adquirir vivência neste tipo de trabalho. Uma dessas disciplinas é a de Mapeamento de Terrenos Sedimentares, que tem como área de pesquisa a Bacia do Araripe, nas proximidades do município de Nova Olinda – CE. Na região é possível encontrar diversos litotipos, como: gnaisses, arenitos conglomeráticos, filitos, paraconglomerados, calcários micríticos, folhelhos e gipsitas. Com os dados de campo realizados no decorrer do últimos anos da disciplina de Mapeamento de Terrenos Sedimentares, de 2006 a 2019, foi possível a construção de um banco de dados e a confecção de um mapa geológico final, contendo informações relacionadas a geologia local e aos aspectos da geologia estrutural, além de dados de feições que complementam a visão a cerda da Bacia do Araripe. O desenvolvimento desse trabalho possibilitou a consolidação de um banco de dados sobre a região, contendo coordenadas geográficas de cada formação aflorante, dados estruturais e litologias, além de um mapa geológico para consulta dos futuros alunos da disciplina ,colaborando com a continuidade dos trabalhos de pesquisa na região.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência