LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES

Autores

  • Artur da Silva Barbosa
  • Jose Carlos Siqueira de Souza

Resumo

O projeto de Monitória de Literatura Africana de Língua Portuguesa visa sanar as lacunas referente a inclusão dos estudos da história da Cultura da África no ensino superior do estado do Ceará. Devido a isso, durante o ano letivo, utilizando a literatura produzida nos cinco países africanos que falam a língua portuguesa: Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde e Angola, foram criados dois projetos ligados a disciplina de Literatura Africana de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Ceará: i) tinham por objetivo o auxílio aos alunos na produção de artigos ligados a autores pertencestes aos países supracitados, que foram exigidos durante a disciplina, bem como a correção teórica metodológica de artigos para a publicação em revistas; ii) a implementação de uma nova metodologia de ensino, na qual se era disponibilizado aos discentes com antecedência os textos que seriam abordados nas avaliações, era feita a discussão com o monitor da disciplina, e posteriormente a avaliação em sala. Pôde-se com esses dois projetos observar tanto na escrita, quanto na oralidade uma fragilidade por parte dos discentes com a produção literária africana. Contudo, também se evidenciou ao decorrer do processo o desenvolvimento de um discurso engajado no qual se prevalece uma consciência reflexiva e crítica sobre os assuntos relacionados o preconceito étnico-racial inerentes ao meio social brasileiro. Isso serve para evidenciar a relevância da criação desses dois projetos que contribuíram para a inclusão de um local de reflexão e exposição do que é aprendido com os meios disposto pelo professor nessa disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência