LITERATURA PORTUGUESA: A PRODUÇÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA.

Autores

  • Paulo Henrique Paiva da Silva
  • Ana Marcia Alves Siqueira

Resumo

Este trabalho pretende apresentar as atividades realizadas no âmbito da monitoria da disciplina de Literatura Portuguesa II, no ano de 2019. Como forma de exploração para melhor abordar o conteúdo, foram desenvolvidas diferentes atividades durante o ano letivo. Entre essas atividades, houve a criação de um site no qual foram disponibilizados textos e artigos que auxiliaram os discentes no estudo da disciplina e, dessa forma, proporcionaram maior imersão na literatura lusitana. Além do acompanhamento individual dos grupos para a produção de trabalhos e seminários da disciplina, houve a revisão de todos os artigos referentes às turmas dos semestres passados. Esses artigos resultarão em um livro constituído por artigos autorais de graduandos. Além disso, em parceria com as outras monitoras de Literatura Portuguesa, foi desenvolvido um minicurso no qual abordamos textos e obras de autoria feminina, pertencentes às estéticas literárias barroco, arcadismo, romantismo e modernismo. Esse minicurso teve como objetivo dar mais visibilidade e reconhecimento a escritoras e suas obras, como Marquesa de Alorna e Florbela Espanca, uma vez em que há uma predominância maior no estudo de literatura escrita por homens. As atividades realizadas trouxeram ótimos resultados, tanto para os discentes quanto o monitor. Para aqueles, houve ganho na produção acadêmica, o desenvolvimento na habilidade da pesquisa e a oportunidade para a publicação. Para o monitor, o desenvolvimento do site, a produção e revisão de artigo, a desenvoltura como docente e um aprofundamento na disciplina foram essenciais. Há bastante tempo, a literatura tem uma importante função social para o ser humano, contribuindo para a formação do cidadão instigando o indivíduo a pensar criticamente. Além dessa função, Cândido (2012) ressalta função psicológica da literatura. Devido a essa importância, faz-se importante enaltecer a relevância da permanência do PID, uma vez que ele torna essencial na formação acadêmica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência