MANUAL DE AULAS PRÁTICAS DE MICROSCOPIA DE PATOLOGIA GERAL PARA CAPACITAÇÃO DO MONITOR
Resumo
INTRODUÇÃO: Monitores colaboram no processo de ensino-aprendizagem de seus colegas e ampliam os seus conhecimentos. Há percepção pelos estudantes que os monitores facilitam o processo de ensino e aprendizagem e no melhor desempenho na disciplina. Programas de monitoria devem proporcionar o desenvolvimento acadêmico e profissional dos monitores, capacitando-os no domínio dos conteúdos da disciplina e no uso de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades juntos aos docentes. Ferramentas para orientação didático-pedagógica em programas de monitoria são importantes para auxiliar na capacitação dos monitores. OBJETIVO: Elaborar um manual para orientação dos monitores na sua atuação nas aulas práticas de microscopia a fim de habilitá-los a repassar os conteúdos, juntamente com os professores, aos estudantes da disciplina de patologia geral. METODOLOGIA: Foi montado um manual dividido em capítulos com os temas de Adaptação celular, Lesão celular reversível, Lesão celular irreversível, Neoplasia benigna e Neoplasia maligna. Cada capítulo contem conceitos fundamentais dos assuntos e fotos das lâminas usadas nas aulas de microscopia com explicações e identificações das alterações patológicas. RESULTADOS: Foi produzido um manual para capacitação dos monitores com conteúdos, explicações e identificações de alterações patológicas indispensáveis à consolidação da aprendizagem de patologia durante as aulas práticas de microscopia da disciplina de patologia geral. O manual está disponível na forma impressa e digital no Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFC - Fortaleza. CONCLUSÃO: O manual é uma ferramenta auxiliar na capacitação de monitores de patologia geral. Um monitor capacitado amplia seus conhecimentos, auxilia adequadamente os professores, tem condições de experimentar a docência e enriquece a instituição.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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