MANUAL DE DELINEAMENTO PROTÉTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

Autores

  • Raquel Farias Carneiro
  • Vanessa de Lima Nepomuceno
  • Monalisa Vasconcelos de Oliveira
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

Introdução: A presença do monitor na disciplina de Prótese Parcial Removível do curso de Odontologia da UFC se mostra imprescindível para facilitar o aprendizado e fortalecer a articulação entre teoria e prática. Uma das atividades de monitoria da disciplina é a realização de material didático que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las. Dentro desse âmbito, foi elaborado um manual de delineamento de modelos para o planejamento de próteses parciais removíveis, abordando com fotos e texto explicativo o passo a passo da técnica de Applegatte, ao qual foi disponibilizado aos alunos da disciplina. Objetivo: Avaliar a contribuição do manual de delineamento protético no aprendizado da disciplina de Prótese Parcial Removível. Metodologia: Utilizou-se a aplicação de um questionário online para a turma 2019.1, a fim de avaliar a opinião de cada aluno e seus efeitos no aprendizado. Resultados: Avaliou-se que dos 35 alunos presentes, 31 participaram da pesquisa. A maioria dos alunos (93,5%) utilizaram o manual como material de estudo e a mesma porcentagem concorda que este auxiliou na sedimentação do conteúdo abordado em sala de aula, além de estar exposto de forma didática. Quando indagados se os passos do manual foram utilizados como referência para realizar a técnica de delineamento na clínica, 83,9% responderam positivamente. Em relação ao entendimento das imagens presentes no manual, 90,3% dos alunos opinaram saber do que se tratava, e a mesma quantidade avaliou que a técnica de Applegate foi bem retratada. Conclusão: O manual cumpre, em sua maioria, o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Desse modo, por ser um material elaborado recentemente, passará por aperfeiçoamentos e complementação de acordo com os resultados e sugestões de melhoria obtidos pelo questionário, possibilitando, a partir do monitor, o melhor aproveitamento do material pelo aluno.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência