MANUAL DE GERENCIAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Resumo
O ensino de Gerenciamento na Construção Civil passa por inúmeros desafios. Tem-se, inicialmente, a dificuldade inerente a utilização de conceitos puramente administrativos em aplicações de engenharia. Outra dificuldade reside na abrangência que a disciplina de Gerenciamento possui, tratando de temas que permeiam desde parâmetros legais envolvendo a Construção Civil até a utilização de conceitos econômicos em análises de viabilidade. Assim, torna-se necessária a utilização de metodologias de ensino que aliem a teoria e a prática em atividades que proporcionem maior eficácia no aprendizado. Com esse objetivo, Chickering e Gamson (1991) desenvolveram os Sete Princípios para boa prática na educação de Ensino Superior, que trazem a concatenação de anos de experiência e pesquisas em ensino-aprendizagem. Entre esses princípios pode-se destacar a Aprendizagem Ativa e o Desenvolvimento da reciprocidade e cooperação entre alunos. O presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver um manual de Gerenciamento na Construção Civil utilizando como base os sete princípios. O conteúdo do manual proposto conta com as seguintes ferramentas de aprendizagem: 1) Material teórico; 2) Tutoriais de softwares de Gerenciamento; 3) Exercícios para cada tema abordado, trazendo discussões críticas dos assuntos; 4) Jogos didáticos, primando pelas diretrizes da Metodologia Ativa; e 5) Proposição de projetos práticos, proporcionando o desenvolvimento das habilidades individuais e de colaboração dos alunos. O manual traz ainda seções de discussões, de forma a aumentar o contato entre aluno e professor por meio da busca por respostas a questões práticas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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