MANUAL PARA AUXILIAR OS ALUNOS DE GENÉTICA A CONSTRUÍREM TEXTO CRÍTICO

Autores

  • Vitoria Maurizia Sampaio Valente
  • Vicente Vieira Faria

Resumo

Escrever um texto crítico pode ser visto por muitos como uma tarefa árdua. No entanto, a criação de um texto é muito importante quando lhe é requerido criar e/ou criticar uma ideia. Quando se é um estudante, essa importância cresce, pois é preciso saber não só escrever frequentemente, mas escrever bem, de modo que todos leitores de seus textos produzidos nas disciplinas, resumos de congresso e TCC possam compreender com clareza os pensamentos expressados pelo autor. A partir de deficiências observadas nos textos críticos escritos pelos alunos da disciplina de Genética e Genética Básica em 2019.1, notou-se a necessidade da criação de um manual simples para auxiliá-los nesta jornada de formulação de textos. O presente manual tem como proposito auxiliar os graduandos escritores que buscam aperfeiçoar seu desempenho na arte da escrita de um texto crítico. A criação do manual (a partir do livro 'A redação pelo Parágrafo', de Luiz Carlos Figueiredo, de 1998, que divide os principais pontos e partes de um texto) foi bem sucedida. A efetividade do material foi comprovada a partir de questionário aplicado à turma de genética, para qual o material foi criado e disponibilizado. A monitoria é ofertada com o intuito de contribuir de forma positiva no aprendizado dos alunos. Nesse sentido, o monitor contribui para que os conteúdos apresentados em sala de aula sejam realmente fixados a partir do esclarecimento de dúvidas e criação/ disponibilização de materiais didáticos. Desta forma, o manual criado servirá como material de amparo para os alunos das turmas de genética de 2019.2, assim como das seguintes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência