MANUAL PRÁTICO DE DELINEAMENTO EM PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

Autores

  • Monalisa Vasconcelos de Oliveira
  • Vanessa de Lima Nepomuceno
  • Raquel Farias Carneiro
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

O delineamento em prótese parcial removível (PPR) consiste no estudo das relações entre as superfícies dentais e o rebordo ósseo utilizados como suporte protético. Essa é uma etapa de alto impacto no prognóstico das reabilitações com PPR, uma vez que, este procedimento permite identificar áreas de retenção e interferências dentárias para o desenvolvimento do desenho da prótese mais adequado ao caso. Diante da diversidade de técnicas de delineamento existentes na literatura, propôs-se a técnica das tentativas (ou de Applegate) como padrão da disciplina. Com o objetivo de facilitar a busca de um material de apoio conciso e autoexplicativo, criou-se um manual de delineamento em PPR que oferte de forma prática e objetiva as orientações mais relevantes sobre a técnica referida. Foi realizada uma vasta pesquisa sobre o tema e elaborado um texto sucinto, apontando o “passo a passo” para a correta aplicação da técnica de delineamento sobre os modelos anatômicos. Além disso, foi elaborada uma rica ilustração da técnica por meio de fotografias e desenhos, afim de tornar o material mais didático. O Manual Prático de Delineamento em PPR foi corrigido e aprimorado pela professora orientadora e enviado para o email da turma 2019.1. O manual contêm os conceitos gerais, os princípios da técnica de delineamento, notas de esclarecimento de dúvidas recorrentes, exemplo ilustrado de um caso, imagens autoexplicativas e texto organizado em sequências de passos. Acredita-se que este material permitiu aos alunos a melhor compreensão da importância e emprego da técnica de Applegate, uma vez que o número de professores e monitores é reduzido para demonstração individual. Todavia, é necessário avaliar a impressão dos alunos, acolhendo suas sugestões para melhorias no produto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência