MAPAS TEMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA DISCIPLINA GEOGRAFIA DA ENERGIA E DAS INDUSTRIAS

Autores

  • Marlos Cesar do Nascimento Albuquerque
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

A utilização dos mapas é indispensável para diversas atividades na sociedade atual em decorrência dos grandes avanços das tecnologias cartográficas, tornando-as acessível para a elaboração e criação de mapas com o SIG’s (sistemas de informações geográficas). Na cartografia existe um ramo que se reserva em apresentar de forma clara e precisa uma representação espacial de um determinado tema especifico denominado mapeamento temático. Dessa forma o principal objetivo para a utilização dos mapas se explica por abrir um espaço para se levantar discussões referente aos fenômenos espaciais ocorridos ao longo do tempo nas industrias é de com o intuito de facilitar o processo e aprendizagem dos alunos da disciplina. A elaboração dos mapas durante o período da monitoria foi dividida em etapas, primeiramente foi necessário a criação de um banco de dados contendo todas as informações relacionadas a diversos tipos de industrias no estado do Ceará tendo com fonte os principais órgãos de pesquisa como por exemplo IBGE, IPECE e o guia industrial do Ceará. Logo após os dados coletados foi preciso a utilização dos softwares de SIG’s como o QGIS, ARCGIS e Google Earth para se começar a elaboração dos mapas temáticos. Como resultado até o presente momento foi elaborado um mapa que tem como tema espacialização das indústrias de energia no estado do Ceará que foi apresentado como recurso didático na aula acerca da Geografia da energia no estado do Ceará. Portanto a utilização de mapas temáticos como recurso didático é uma forma para levar a turma a pensar no espaço e suas mudanças provocados pelas as indústrias durante a disciplina, possibilitando uma maior interação nas discussões durante as aulas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência