MARINHOSTASE: UM JOGO APLICADO AO ENSINO DE FISIOLOGIA ANIMAL
Resumo
A busca por diferentes metodologias que auxiliem os estudantes no processo de aprendizagem tem sido cada vez mais frequente na docência. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas possibilita quebrar a mecanicidade do ensino tradicional e permite que os estudantes atuem como principais sujeitos e maiores responsáveis pela construção do conhecimento. Tal modelo de ensino promove nos alunos o desenvolvimento da capacidade de aprender conhecimento de forma autônoma e participativa. Diante disto, os jogos didáticos podem ser usados como excelentes ferramentas metodológicas de ensino devido ao seu caráter lúdico e recreativo, bem como, por permitir a consolidação do conhecimento de forma dinâmica, coletiva e contextualizada. Assim, o presente trabalho teve como objetivos desenvolver um jogo a ser utilizado na disciplina de Fisiologia Animal Comparada, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, bem como demonstrar a contribuição desta ferramenta para a aquisição do conhecimento. Para tanto, foi definido o tema do jogo e, em seguida, foi realizada uma pesquisa teórica em livros. O jogo, intitulado MARINHOSTASE, foi elaborado em formato de tabuleiro, com ênfase em animais marinhos e tendo como público-alvo estudantes da Graduação em Ciências Biológicas. Para demonstrar a aplicabilidade do jogo, foram realizadas partidas com 2 grupos compostos por alunos que já cursaram a disciplina (n=10) e alunos que não cursaram a disciplina (n=10). Após o jogo, todos responderam um questionário avaliativo. Foi possível observar que o trabalho cumpriu seu objetivo, pois os dois grupos de estudantes manifestaram-se favoráveis à utilização do jogo como ferramenta didática. Ademais, o jogo mostrou-se facilmente aplicável dentro e fora de sala de aula, por abordar o conteúdo com uma linguagem simplificada permitindo a fixação e obtenção de conhecimentos relacionados à fisiologia animal.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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