MATEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO
Resumo
Pretende-se discutir a importância da matemática na graduação do administrador, além de procurar entender porque alguns alunos temem as cadeiras quantitativas e as possíveis soluções para esse problema. O curso de Administração da Universidade Federal do Ceará possui 8 unidades curriculares (UFC), sendo uma delas de componentes optativos, o que equivale a 16,84% da carga horária total. Ressalta-se que o curso ainda conta com outras unidades que utilizam de conceitos estudados na UFC de métodos quantitativos como a de fundamentos econômicos e contábeis e a administração financeira e orçamentária (UFC,2013). Segundo Fuentes, Lima e Guerra (2009), a administração recebe diversas influências das ciências exatas, principalmente da matemática, uma vez que os métodos matemáticos e o uso da lógica trazem soluções para diversos problemas relacionados a administração. No entanto, mesmo com a comprovação da importância da matemática para a carreira do administrador, segundo Esquivel et al. (2008), muitos alunos odeiam e temem as disciplinas quantitativas presentes no curso de administração. Segundo Fuentes, Lima e Guerra (2009), uma ambiente confortável que passa confiança ao aluno, ou seja, se o discente entende a importância da disciplina, percebendo como ela poderá ser útil em sua trajetória profissional, ele, possivelmente, adotaria um comportamento proativo. Ademais, com as inovações tecnológicas, os professores devem procurar novos métodos de ensino. De acordo com Xavier (2015), existem recursos disponíveis na internet para expandir e facilitar a aprendizagem dos alunos. Diante do exposto, este estudo buscará, a partir da aplicação d um questionário com os discentes do primeiros semestres do curso, elencar os motivos dos temores dos alunos e as variáveis que explicam os seus desempenhos nessas disciplinas. Além disso, buscar-se-á soluções para melhorar o desempenho dos discentes nas cadeiras quantitativas do curso, procurando, sempre, aliar a teoria com a práticas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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