MATERIAL DE APOIO COMO AGENTE FACILITADOR DA AULA DE COLORAÇÃO DE GRAM NA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA BÁSICA

Autores

  • Larissa Lara Fonseca Abreu
  • Leonardo Lima Bandeira
  • Juliani Barbosa de Sousa
  • Niédila Nascimento Alves
  • Claudia Miranda Martins
  • Suzana Claudia Silveira Martins

Resumo

A coloração de Gram permite classificar as bactérias em dois grupos de acordo com a estrutura e composição química da parede celular. Essa técnica é abordada durante a disciplina Microbiologia Básica (CH857), ofertada pelo Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará e objetiva complementar o conteúdo teórico ministrado na aula de morfologia bacteriana. Durante a aula prática é disponibilizado para os estudantes o material para a execução da coloração de Gram, bem como culturas de bactérias Gram positivas e Gram negativas. Inicialmente, é feita a demonstração pelo monitor da disciplina da preparação do esfregaço e de cada uma das etapas da referida coloração. Neste momento, os discentes são apresentados quanto à forma correta de manipular todo material mediante o uso de técnicas assépticas. Em seguida, sob a supervisão do professor e monitores, os alunos são orientados a repetir o processo que é concluído com a visualização das lâminas preparadas em microscópio óptico. Dependendo da coloração apresentada os alunos classificam as bactérias em Gram-positivas (cor púrpura) e Gram-negativas (cor rosa). A capacidade do Laboratório Didático de Microbiologia (LADMI), 40 alunos /turma, contribui para que cada estudante prepare e observe apenas uma lâmina, e, em geral, a qualidade da mesma não permite uma visualização satisfatória. Com objetivo de melhorar a compreensão e assimilação deste conteúdo pelos alunos foi implementado o uso de material de apoio, constituído de lâminas previamente preparadas pelos monitores, bem como de fotos de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas de bactérias pertencentes à coleção de culturas do LADMI. Estes registros foram incorporados ao acervo fotográfico do laboratório. Como resultado foi possível constatar que além do aluno executar a técnica da coloração de Gram, o material de apoio permite classificar com segurança as bactérias quanto à resposta tintorial ao Gram contribuindo para melhor assimilação do conteúdo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência